sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Globo de neve

Globo de neve


Se chama globo de neve mas não se tem que ser usado no natal,sempre gostei desses potinhos cheios de glitter que sempre ajudam na decoração. E uma coisa que gostei de descobrir,é que pode ser feito em casa!

Siga esses passos:





1)Arrume um pote de vidro com uma tampa que feche bem. Pode ser de qualquer tamanho, desde que você tenha bonequinhos e pequenos objetos que caibam dentro dele.
  • Potes de maionese, de azeitona ou de papinha para bebês – qualquer um que tenha uma tampa boa serve, dê uma olhada na sua geladeira.
  • Lave-os bem por dentro e por fora. Se tiver dificuldade para remover o rótulo, tente esfregar com água quente e sabão e use um cartão de plástico duro (tipo um cartão telefônico velho – se é que eles ainda existem – ou um cartão de crédito vencido) ou então uma faquinha sem ponta para raspar a superfície. Seque bem.
2)Decida o que você quer colocar dentro. Você pode colocar o que quiser dentro do seu globo de neve. Brinquedinhos de criança são boas opções, principalmente aqueles que lembram o inverno ou ainda aqueles bonequinhos que se colocam em cima de bolos em festas de aniversário (ou casamento, por que não?). Bonecos de neve, Papais Noéis e árvores de Natal são perfeitos e, se não tiver isso em casa, você pode encontrá-los em lojas de segunda mão, de artigos para artesanato ou de brinquedos.
  • Certifique-se de que as figuras sejam de plástico ou cerâmica, pois outros materiais (como metal) podem começar a enferrujar ou ficar com uma aparência estranha dentro d’água.
  • Se quiser usar a imaginação, tente fazer as suas próprias figuras de argila. Você pode comprar a argila em lojas de artes e artesanato, modelar do jeito que quiser (é muito fácil fazer bonecos de neve) e colocar no forno para endurecer. Pinte-as com tinta à prova d’água e estarão prontas para serem usadas.
  • Outra ideia é tirar fotos suas, da sua família ou dos bichinhos de estimação e pedir para laminar na papelaria. Então você recorta em volta das pessoas e coloca-as dentro do globo, para dar um toque personalizado!
  • Mesmo que se chame globo de neve, você não precisa necessariamente criar uma paisagem de inverno. Você pode criar um cenário de praia usando areia e conchinhas, ou ainda usar dinossauros, bailarinas... use a criatividade!
3)Monte o cenário na parte de dentro da tampa do pote. Pegue a tampa e cubra a parte de dentro com uma camada de cola quente, Super Bonder ou Durepoxi. Se quiser, pode lixar um pouco a tampa com uma lixa de papel, fazendo com que a superfície fique mais áspera e ajude a cola a fixar melhor.
  • Antes que a cola seque, construa o cenário sobre a tampa. Coloque as figuras, as fotos laminadas, as esculturas de argila e o que mais quiser incluir.
  • Se o objeto que você está tentando colar tem uma base estreita (como é o caso das fotos laminadas ou do tronco de uma árvore de Natal de brinquedo), é possível grudar algumas pedrinhas coloridas na tampa e então encaixá-lo entre as pedrinhas, que ajudarão a mantê-lo de pé.
  • Tenha em mente que o cenário que você está construindo precisa passar pelo gargalo do pote. Cuidado para não ficar muito largo e mantenha as figuras principais no centro da tampa.
  • Quando tiver terminado, deixe secar bem. A cola precisa estar completamente seca antes de entrar em contato com a água.
4)Encha o pote com água, glicerina e glitter. Encha o pote de água quase até a borda e adicione duas ou três colheres de chá de glicerina (que você encontra em farmácias e às vezes em supermercados ou lojas de produtos de beleza). A glicerina faz com que a água fique mais "espessa", e dessa forma o glitter cai mais devagar. Se não a encontrar para comprar, pode usar um óleo para bebês que o efeito é parecido.
  • Em seguida, adicione o glitter. A quantidade vai depender do tamanho do pote e da sua preferência. Coloque o suficiente para compensar parte do glitter que vai ficar grudado na base, mas também não exagere para não correr o risco de encobrir o cenário.
  • Prateado e dourado são sempre boas opções para cenas de inverno ou de Natal, mas você pode escolher a cor que quiser. Na internet e em algumas lojas especializadas, você encontra até "neve" para globo de neve.
  • Se não tiver glitter em casa, você pode fazer neve artificial com pedacinhos de casca de ovo branco. Use um rolo de macarrão para esmagar as cascas (lavadas e bem secas) em pedacinhos bem pequenos.
5)Coloque cuidadosamente a tampa no lugar. Pegue a tampa com cuidado e rosqueie no pote. Aperte o máximo que conseguir e se vazar um pouco de água seque com um guardanapo.
  • Para não correr o risco de a tampa desrosquear e vazar água, você pode colocar um pouco de cola em volta da borda do pote antes de fechar ou então vedar com uma fita adesiva colorida depois de fechar.
  • Entretanto, antes de selar definitivamente, lembre-se de que talvez você precise abrir o pote para consertar alguma coisa que esteja soltando ou para trocar a água ou colocar mais glitter.
6)Decore a tampa (opcional). Se quiser, pode finalizar o seu globo de neve decorando a tampa.
  • Você pode pintá-la com alguma cor vibrante, colocar um laço decorativo em volta, cobrir com um feltro ou colar sininhos, folhinhas ou frutinhas de natal.
  • Quando terminar, chacoalhe bem o seu globo e observe o glitter cair lentamente sobre o cenário fantástico que você criou!
  • Você pode pintá-la com alguma cor vibrante, colocar um laço decorativo em volta, cobrir com um feltro ou colar sininhos, folhinhas ou frutinhas de natal.
  • Quando terminar, chacoalhe bem o seu globo e observe o glitter cair lentamente sobre o cenário fantástico que você criou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário